sábado, 20 de abril de 2013

Pesquisa confirma volta de Católicos à Igreja na Itália após eleição do Papa Francisco.


Uma pesquisa do Centro de Estudos de Novas Religiões (Cesnur), um centro de pesquisas italiano sobre religiões, apresentada hoje em Turim mostra um forte aumento dos fiéis nas igrejas italianas, após a eleição de papa Francisco. 

Segundo o centro de pesquisas, o chamado “efeito Francisco” estaria levando muitas pessoas que tinham se afastado da religião de volta às igrejas.
Fonte: Ansa latina

“Entre os 200 sacerdotes e religiosos entrevistados, 53% declararam ter constatado em sua comunidade um aumento de pessoas que se aproximaram novamente da igreja ou que se confessaram”, explicou o diretor do Cesnur, o sociólogo Massimo Introvigne, que revelou como essas pessoas mencionam explicitamente os apelos de papa Francisco como razão da volta à prática religiosa. 

A pesquisa mostra que em 43,88% dos casos o aumento dos fiéis é definido como considerável, superior a 25%, e mais de 41% dos laicos percebeu o efeito, que para Introvigne “parece ser claramente visível”.

“Um efeito percebido por mais da metade dos entrevistados é um fenômeno que não só existe, mas é muito relevante. Se fôssemos traduzir os dados em termos de números e em escala nacional, com referência a metade das paróquias e comunidades, deveríamos falar centenas de milhares de pessoas que se aproximaram novamente a Igreja aceitando os convites de papa Francisco”, concluiu introvigne. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário