sexta-feira, 15 de março de 2013

Papa Francisco Iº: Uma Era de Humildade acentuada no Coração da Igreja


Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira (15) todos os cardeais. E é grande a expectativa para a formação do seu governo. Quais serão os nomes que o ajudarão na sua missão de conduzir uma Igreja que precisa de reformas?
A confiança do Colégio Cardinalício ele já recebeu. Jorge Mario Bergoglio teria sido eleito com mais votos do que o cardeal Joseph Ratzinger, em 2005.
Desde que foi vestiu a roupa de Papa, há dois dias, Francisco vem indicando uma mudança radical de estilo. Na quinta, dispensou a limusine pontifícia ao deixar o território Vaticanopara ir basílica romana de Santa Maria Maior.
Quando foi eleito, no caminho de volta da Capela Sistina para a Casa Santa Marta, os cardeais que estavam no ônibus levaram um susto quando o Papa subiu os degraus do ônibus e sentou ao lado de Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, São Paulo.
Esses gestos de simplicidade estão causando espanto no cerimonial do Vaticano. O Papa Francisco insistiu em ir pessoalmente ao hotel onde estava hospedado para pagar as despesas e pegar a bagagem.

Ao cumprimentar os fiéis pela primeira vez, deixou de lado a mantilha vermelha. Quando o mestre de cerimônias pegou a pequena capa de veludo, ele teria dito: “Esta pode ficar para você. Eu prefiro a outra, branca”. Rejeitou também a cruz de ouro normalmente usada pelos pontífices.
Na sua primeira missa pública na Capela Sistina, vestiu-se como os cardeais, não usou o trono e mandou um recado direto e breve. Falou da importância da fé em Jesus Cristo para os membros da Igreja. “Senão nos tornamos apenas uma ONG piedosa”, disse o Papa.

Nas lojas de lembranças do Vaticano, o novo pontífice já é pop. O artista Genny di Virgilio já incluiu uma estatueta de Francisco para o famoso Presépio Napolitano, e atraiu muita gente no seu ateliê, em Nápoles.
Por enquanto, Francisco é um Papa sem secretário particular, o primeiro desde Pio XII, observa a imprensa italiana. No sábado o Papa vai receber mais quatro mil jornalistas e no domingo vai rezar o primeiro Angelus do seu pontificado com a benção para o Vaticano e o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário