quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Igreja Católica de Petrolina arrasta multidão de fieis no Dia da Padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos

 ​Fonte: Site da Grande Rio FM
DSC08556.JPG

A Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos começou cedo na manhã desta quarta (15), em Petrolina.  Fiéis católicos participaram pela manhã de Missa Festiva e Missa Solene na Igreja Matriz e na Catedral,  respectivamente, A missa no túmulo dos Santos Pastores, o túmulo dos bíspos que estão cepultados na catedral.
 
E a tarde milhares de fieis católicos povoaram as ruas da cidade acompanhando a imagem da padroeira. A celebração da imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos aconteceu a partir das 16h30 nas mediações da Igreja Matriz. O cortejo percorreu as Avenidas Cardoso de Sá (Orla), seguiu pela Rua Zélia Matias, a Avenida da Integração e retornou pela Avenida Guararapes, quando foi realizada a Missa Solene, na Concha Acústica, presidida pelo Bispo Diocesano de Petrolina Dom Manuel dos Reis.
  
A procissão tomou conta das principais ruas de Petrolina. O dia foi cheio de programação com missas, entre outras manifestações religiosas para homenagear o Novenário que trouxe como tema “Maria, mensageira da paz e do amor”.
 
A celebração é tradicional e foi prestigiada por fieis católicos de toda a região, inclusive por padres, diáconos e diversos sacerdotes.  “É o momento de contagio da fé, quando todo mundo demonstra sua fé em Jesus, através de Nossa Senhora, a avaliação é positiva lembrando que é um momento de avaliação espiritual, uma caminhada de Deus", comemorou Dom Manuel.
 
Acompanhando o andor com a Nossa Senhora, o Bispo emérito da Diocese de Petrolina Dom Frei Paulo Cardoso destacou o momento de fé. "É a expressão maior da fé de um povo, que Deus e Nossa Senhora abençõem Petrolina e toda a nossa gente", disse o Bispo emérito que participa há oito anos da festa religiosa em celebração de Nossa Senhora.
 



 
Origem da Celebração
 
Hoje 15 de Agosto de 2012 é dia de festa, trata se da solenidade da assunção de Maria. Em Petrolina no sertão do São Francisco o dia é de festa, pois é celebrado, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Padroeira da cidade.
 
No sertão do São Francisco a solenidade da assunção de Maria era celebrada na ilha Real de Santa Maria. Lá pelos meados de 1858, aqui passando em Santas Missões, um Frade Capuchinho, Frei Henrique, lançou a pedra fundamental de uma capela que foi transformada depois em Igreja Matriz, sendo então trazida de Santa Maria da Boa Vista a imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos (imagem portuguesa), em festiva procissão fluvial.
 
Há 150 anos, Petrolina  tem como padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos, data festejada até hoje com a procissão transportando a imagem que representa o título, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, pelas ruas centrais da cidade.
 
 
DSC08608.JPG
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário