terça-feira, 15 de maio de 2012

Prefeito Julio Lossio participará da edição nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, participa nesta terça-feira (15), as 19horas, como um dos semifinalistas da sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que incentiva o desenvolvimento municipal com base no apoio aos micro e pequenos negócios. O evento ocorrerá na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. Participarão da solenidade prefeitos, representantes de entidades municipalistas e empresariais e ministros de Estado, como o da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. O evento acontece no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília.

Os nomes dos prefeitos vitoriosos só serão divulgados durante a entrega dos prêmios. Eles receberão troféu e participarão em uma viagem técnica internacional para conhecer exemplos de gestão empreendedora que incentiva os pequenos negócios. O prefeito Julio Lossio também será homenageado como um dos vencedores da etapa estadual. Ele receberá o Selo Prefeito Empreendedor Finalista Nacional, que também será entregue aos projetos com 50% ou mais da pontuação total.

Ao todo, foram inscritos nesta edição mais de 1,4 mil projetos – 144 venceram a etapa estadual e foram selecionados para a fase nacional. Desses, 50 passaram pela pré-seleção e classificaram-se para a avaliação final, realizada em abril, quando foram escolhidas as 12 iniciativas vencedoras.

O Programa criado pelo prefeito Julio Lossio e que o levou a conquistar a categoria estadual do prêmio promovido pelo Sebrae foi o Banco do Empreendedor. O programa funciona a partir de uma linha de crédito rápido, desburocratizada e com orientação para o pequeno empreendedor de Petrolina, acessível e adequado aos pequenos empresários. É uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina e a Agência do Crédito.

De acordo com o prefeito Julio Lossio, o Banco do Empreendedor possibilita a ampliação das vagas de emprego na cidade, contribuindo dessa forma com o crescimento da economia do município. São priorizados os microempreendedores oriundos de programas sociais com condições diferenciadas de crédito orientado e qualificação gerencial, com foco na população de baixa renda. O Banco do Empreendedor ainda conta com um conselho consultivo composto por representantes de entidades representativas da sociedade e do Poder Executivo que acompanham o desenvolvimento das ações realizadas pelo Banco do Empreendedor. O programa completou um ano com cerca de mais de meio milhões de reais concedidos ao pequeno produtor e com inadimplência zero. Agora, o prefeito Julio Lossio concorre à categoria nacional.

Os critérios de avaliação da edição nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor levam em conta resultados concretos na promoção do desenvolvimento dos municípios a partir do incentivo às micro e pequenas empresas. Os julgadores avaliaram desde a abrangência sistêmica das iniciativas aos impactos na economia local, no faturamento das empresas, na geração de emprego e na receita municipal, além de expectativas de continuidade dos trabalhos e seu potencial de reprodução em outros municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário