quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Oração contempaltiva e panteísmo, será um sinônimo?


Estivemos discutindo esses dias sobre Panteísmo aqui em casa, (Panteísmo é a doutrina que afirma que tudo é Deus ou que Deus é tudo), eles dizem que o mundo é o corpo de deus, e o deus deles e o mundo na sua formas mais natural, a natureza.
A questão foi abordada pelo fato de termos levado uns vocacionados para um momento de oração contemplativa às margens do rio, no ultimo retiro vocacional, entre outras coisas eu dice que Deus estav no rio, bem como no vento, e no céu, e em toda a sua criação, (Afinal Deus é uni-presente, está em todo lugar), por isso fui taxado de panteísta e que estava fazendo afirmativas errôneas do ponto de vista teológico, e ensinando errado, isso foi afirmado por um irmão que já se formou em teología.
Antes de mais nada quero esclarecer que não estudo teologia, academicamente falando nesse aspecto sou analfato, porém minha santa mãe: A Igreja, tem me ensinado teologia toda minha vida, e ainda cito uma frase de um bispo amigo, Dom Henrrique Soares:" TEÓLOGO É AQUELE QUE RESA", sendo assim, posse me considerar como tal. E mais em nem um momento afirmei que Deus era o rio ou que o rio era Deus, mas que Deus estava no rio, como está em todo lugar, os verbos de ligação são os mesmos mas os significados são diferentes, ser é bem diferente de estar...
Por tanto, não tenha medo de contemplar em oração a criação, pois nela você encontrará traços do criador, mas saiba sempre que criador e criatura são bem diferentes, por fim finalizo com um pequeno trecho do e-mail que o meu querido Dom Henrique me enviou, enquanto discutiamos o assinto:
Caro Georje,
Vc não errou. Panteísmo é afirmar que tudo é Deus ou Deus é tudo. Afirmar que Deus está em tudo é correto, é o que chamamos de paneteísmo: o Senhor Deus, sem se confundir com a sua criação, pois é Totalmente Outro, totalmente transcendente, no entanto, não somente envolve tudo quanto existe, como tb está no mais íntimo de tudo pelo vigor do seu Santo Espírito: é por ele está em tudo que tudo se conserva existindo e subsistindo.
Deus o abençoe.
+Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário